São F. do Conde: Recadastramento biométrico dos eleitores continua até dezembro

O recadastramento biométrico dos eleitores de São Francisco do Conde segue até o dia 10 de dezembro. Os atendimentos são realizados no cartório eleitoral, localizado na Rua João de Freitas próximo ao Convento de Santo Antônio, e foi organizando por localidades.

Já foram atendidas as localidades da Jabequara, Socorro, Muribeca, Engenho de Baixo, Ilha das Fontes, Caípe, Santo Estevão e Ilha do Paty. Até sexta-feira (18) será a vez dos moradores de Paramirim, Monte Recôncavo, Coroado e Madruga.

Todos os eleitores inscritos no município deverão passar pela revisão com biometria. Para comprovação da identidade do cidadão deverão ser apresentados: carteira de identidade (RG), comprovação do domicílio (contas de luz, água ou telefone em nome do eleitor ou parente até o 2º grau, emitidos ou expedidos no período compreendido entre os 12 e três meses anteriores). É exigido também ao eleitor do sexo masculino, maior de 18 anos, apresentar o certificado de quitação do serviço militar obrigatório.

De acordo com a Justiça Eleitoral, o objetivo da biometria é garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A medida impede que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação em um pleito a coleta das informações é feita através de um Scanner que permite fazer a leitura das impressões digitais.

O recadastramento é obrigatório e o eleitor que deixar de fazer o procedimento terá o título cancelado. Com o documento cancelado, o eleitor é impedido de se inscrever em concurso público, obter Passaporte e CPF e de se matricular em qualquer instituição pública.