Candeias: Jovem aprovado na peneira do Bahia é recebido no Fazendão

Após ser selecionado na segunda edição do “Peneiras do Bahia” ocorrida em agosto, o jovem morador do bairro Ouro Negro, Ivan Cristian Vieira, de 13 anos, foi encaminhado pela Secretaria de Juventude de Candeias (Sejuv) ao Fazendão nesta quarta-feira (16), para participar de novas avaliações. O projeto “Peneiras do Bahia” é uma parceria entre a Sejuv e o Esporte Clube Bahia firmada em abril deste ano, que transformou Candeias no 1º Centro de Avaliação do Bahia fora da capital.

A equipe técnica do tricolor baiano continuará avaliando jovens de Candeias e região que sonham em atuar no futebol profissional. As peneiras estão sendo realizadas periodicamente, sempre no campo da torre do bairro Malembá. As etapas do cronograma de avaliações estão sendo cumpridas de acordo com o ano de nascimento dos interessados e as datas são divulgadas com antecedência. O “Peneiras do Bahia” também dá oportunidade para os jovens das cidades vizinhas como Madre de Deus, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé.

“Estamos fazendo essas peneiras com muito empenho e critérios para que novos talentos do futebol sejam revelados, lapidados e se tornem grandes craques. E essa parceria com a Prefeitura de Candeias é muito importante porque não apenas seleciona, mas incentiva essa garotada a praticar o esporte, se manter longe das drogas e da criminalidade, além de divulgar a cidade, que é um ganho muito grande para a comunidade daqui”, afirmou Aldo França, coordenador de captação das divisões de base do E. C. Bahia. Mais de 700 jovens se inscreveram para participar do projeto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3601-4199.​

Outras revelações

O jovem Natã Fernandes, de 17 anos, do bairro Malembá, chamou a atenção da Secretaria Municipal da Juventude e do clube por seu talento e dedicação ao esporte. No mês de abril, Natã foi apresentado à equipe de avaliação do Bahia, que reconheceu a habilidade do atleta e o aprovou para participar de treinamentos e novas avaliações no Fazendão.

Foi a partir do encaminhamento de Natã que o “Peneiras do Bahia” foi criado, sendo oficializado no mês seguinte. Após passar por uma experiência de três meses no centro de avaliações do Bahia, em Salvador, Natã viajou para a cidade de Recife/PE, onde até hoje atua na divisão de base sub-17 do Clube Náutico Capibaribe na posição de centroavante.

Outro talento aprovado para continuar em treinamentos e avaliações no Fazendão foi Thailon Santana, de apenas 12 anos. Morador do distrito de Passé, Thailon foi selecionado na primeira peneira do projeto, realizada em 21 de maio.