Candeias: Menino de nove anos é encontrado morto em freezer

O menino Adonay Rafael dos Santos, de 9 anos, foi encontrado morto dentro de um freezer na noite de desta terça-feira (6) no município de Candeias. O garoto estava desaparecido desde a última segunda-feira (5) e foi localizado na casa de uma vizinha de 16 anos, apontada como autora do crime.

O corpo foi localizado por volta das 23h30, no bairro da Quitéria, nas proximidades da BA-522, depois do pai da suspeita sentir mau cheiro vindo da casa e chamou  a polícia. “Quando abrir o freezer vi o garoto em um estado desesperador que eu não aguentei ver”, disse o pai em entrevista ao programa Fala Comigo desta quarta-feira (7).

De acordo com a mãe da criança, Paula Santos, a adolescente  ajudou nas buscas pela criança. “Ela é uma pessoa que eu conhecia. Eu a vi crescer, falava com todo mundo. O pai  e a mãe dela não tem culpa do que ela fez. A gente não pode cometer injustiça. Ela é um monstro”, contou à mãe. A acusada tem duas filhas, de um e dois anos, que moram com as avós em outras casas.

IMG-20151007-WA0003
Paula Santos- Mãe da criança/Foto: Baiana FM

A jovem, identificada como M. S. P., se apresentou espontaneamente na 20ª Delegacia Territorial de Candeias acompanhada pelo pai, e foi apreendida em flagrante. Ela vai responder por ato infracional análogo de homicídio e deve ser transferida ainda hoje para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), em Salvador.

Segundo o delegado titular Marcos Laranjeiras, a adolescente que é usuária de drogas, contou em depoimento que pretendia sequestrar o garoto e pedir  o regaste de R$ 600 para comprar drogas, mas acabou desistindo e cometeu o crime. “Ela espontaneamente deu remédio sonolento para a criança e após a criança ingerir o remédio, ela estrangulou causando a morte por asfixia mecânica. O intuito dela era angariar R$ 600 da família da criança a título de sequestro e iria comprar drogas. Ela desistiu de comprar e resolver matar a criança e ocultar o cadáver no freezer”, afirmou o delegado.

20151007_075054

O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues. A família do menino ainda não foi ouvida pela polícia que aguarda a liberação do corpo para realizar o sepultamento. “Queria pedir as pessoas que possam me ajudar para não deixar esse crime impune. Que tenha providência. Eu clamo por justiça”, declarou a mãe.

Revoltados com o crime, os moradores atearam fogo na casa da suspeita por volta das 6h desta quarta-feira. “Ela levou a gente para procurar a criança dentro de um matagal. Ela acompanhou toda procura pelo Adonay e faz um coisa dessa”, disse um dos vizinhos.

20151007_075901
Casa da adolescente/Foto: Baiana FM

Adonay que morava na Rua do Asfalto, nas proximidades da garagem da empresa de transporte Viação Sol de Abrantes (VSA), na altura da BA-522, foi visto pela última vez empenando pipa com outras crianças por volta das 8h40 pelo sistema de videomonitoramento.

Atualizada às 13h58

Foto: Adonay- Reprodução