Camaçari: Órgão de apoio a agricultores da Região Metropolitana é instalado no município

Atender as principais demandas na agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares da Região Metropolitana que o município de Camaçari vai contar com uma sede do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf). A inauguração ocorreu na manhã desta quarta-feira (7), com a presença do prefeito Ademar Delgado e do secretário estadual do Desenvolvimento Rural do Estado, Jerônimo Rodrigues. Na ocasião, foi  lançado também o Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar (Semaf).

O Setaf é uma unidade territorial da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural  que tem o objetivo de articular políticas públicas, prestar orientação e realizar ações que fomentem a produtividade dos agricultores e promovam o desenvolvimento rural sustentável. “A vinda do Setaf é que é um serviço territorial para atender os 13 municípios, é para a gente organizar a pauta da agricultura familiar no município, com recursos na ordem de crédito, assistência técnica, de água e infraestrutura produtiva e centrais de comercialização. Essas ações que instalamos ´e para planejar, monitorar e dar conta esse público com políticas públicas”, explicou o secretário Jerônimo Rodrigues, em entrevista ao Baiana Livre.

De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), dentre os aspectos que levaram Camaçari a ser escolhida parta abrigar o escritório do Setaf estão o maior número de agricultores familiares entre as cidades da Região Metropolitana, maior extensão territorial e localização geográfica.

No órgão, atuarão 30 servidores das diversas autarquias e órgãos ligados à SDR, a exemplo da Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário (CDA), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e Bahia Pesca. Além de Camaçari, todos os municípios da Região Metropolitana inclusos no território devem ter o Semaf.  De acordo com SDR, a Bahia é o maior estado com mais de 700 mil propriedades rurais. “De cada dez quilos de alimentos da nossa mesa, diariamente, 7,5 quilos são produzidos por mãos calejadas da agricultura familiar. Essas propriedades são responsáveis pelo abastecimento de matéria-prima e o mercado interno”,ressaltou o secretário.