Procissões marítimas movimentam Ilha de Maré com homenagens a Nossa Senhora das Candeias, São Raimundo e São Gonçalo

Os devotos de Ilha de Maré, distrito de Salvador, têm muito o que comemorar no início de fevereiro. Serão três dias de procissões marítimas, reunindo as comunidades da Ilha, Passé e Caboto, pertencentes à Candeias, e São Thomé de Paripe. A maior delas, dedicada a Nossa Senhora das Candeias, padroeira de Praia Grande, será realizada nesta segunda-feira (1º), às 16h.  A saída ocorrerá em São Thomé de Paripe e seguirá em direção a Praia Grande, percorrendo todas as localidades de Ilha de Maré. A procissão entra pela noite, com as embarcações iluminando com seus faróis as águas da Baía de Cotegipe.

Segundo uma das organizadoras, Marivalda Carvalho Neves, conhecida como Nalva, a festa tem tradições seculares e é iniciada com a benção do pároco à imagem de Nossa Senhora das Candeias, que é levada da sua igreja, em Ilha de Maré até o continente, em São Thomé de Paripe. De lá, ela retorna em procissão com centenas de embarcações de pescadores, lanchas e escunas acompanhando até a ilha, onde são realizadas ainda muitas comemorações.

São Gonçalo e São Raimundo

Além de Nossa Senhora das Candeias, também serão homenageados São Raimundo e São Gonçalo, padroeiro do distrito de Passé. Os festejos foram iniciados no sábado (30) com uma procissão dedicada a Bom Jesus dos Navegantes que saiu da Ilha em direção ao bairro da Ribeira e São Thomé de Paripe.

Ainda hoje, os fieis realizam homenagem a São Raimundo, na Igreja de Santana, com procissão até a comunidade de Neves. Já na terça-feira (2), a procissão terrestre, com saída de Santana em direção a Praia Grande, encerra os festejos a São Raimundo.

Na quarta-feira (3), uma nova procissão marítima, pela manhã, deixa a Ilha de Maré em direção a Passé, distrito de Candeias, também reunindo centenas de embarcações, em homenagem a São Gonçalo. As procissões de Nossa Senhora das Neves e São Gonçalo contarão com o apoio do Projeto Maré Boa, patrocinado pela Braskem.​

 Maré Boa

O Programa Maré Boa, criado pela Braskem, tem como objetivo desenvolver ações socioambientais nas localidades litorâneas no entorno do Porto de Aratu e apoiar atividades comunitárias.

Foto: Edson Ruiz