Região Metropolitana: Integração do metrô com linhas metropolitanas e urbanas é ampliada

Intergração Metrô e Ônibus Metropolitanos Foto: Eloi Corrêa/GOVBA

A partir do próximo domingo (10), mais dez linhas de ônibus metropolitanas serão integradas com o metrô na Estação Retiro. As novas linhas serão somadas as outras nove que já fazem parte do sistema de integração e vai atender aos municípios de Dias D’Ávila, Mata de São João, Candeias, Simões Filho, Camaçari, Madre de Deus, São Sebastião do Passé e Lauro de Freitas.

As novas linhas passam a ter o Retiro como primeira parada, possibilitando que o usuário siga viagem de metrô sem a necessidade de pagar nada a mais pelo benefício. Quem optar por permanecer no ônibus poderá seguir viagem até o destino final das linhas – Terminal da França ou Pituba. “É um processo dinâmico, que vem sendo ampliado gradativamente. Novas linhas metropolitanas estão sendo acrescentadas à medida que a integração com as urbanas também é ampliada, para que o usuário não seja penalizado e continue tendo opções até ir se adaptando às novas configurações do sistema de transporte urbano”, explicou  a superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Grace Gomes.

A integração segue as regras já estabelecidas: é validada com os cartões do metrô ou Metropasse, por um período de 3 horas, tanto para quem vem da RMS, quanto para quem sai de Salvador. Os ônibus são identificados com um adesivo vermelho nas laterais e para-brisas. Já no metrô, o usuário pode embarcar em qualquer estação e seguir viagem nos coletivos que já fazem parte do sistema metroviário.

O cartão do metrô pode ser adquirido e recarregado em todas as estações. Já o Metropasse conta com um ponto de vendas na Estação Retiro, além de outros postos nas cidades da Região Metropolitana, a cargo da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (Abemtro).