Os serviços oferecidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) poderão ser consultados em celulares ou tablets, através do aplicativo SAC Mobile. A nova plataforma foi lançada hoje (13), pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e permitirá o cidadão agendar atendimento e consultar antecipadamente a documentação, dados e informações necessárias para solicitar a emissão do documento ou prestação de serviço. Além disso, o usuário terá também a opção de escolher a unidade da Rede SAC mais próxima, a data e o horário para ser atendido.
O SAC Mobile está disponível na App Store e Play Store, onde o usuário pode fazer o download gratuito nos sistemas operacionais iOS e Android, respectivamente. Com investimento de R$ 190 mil, o aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Coordenação de Tecnologia da Informação e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). “Nossa expectativa é que em 90 dias tenhamos um milhão de downloads realizados, o que refletirá em mais praticidade no atendimento aos usuários da Rede SAC”, afirma o coordenador geral de TI da Saeb, Murilo Costa.
Para o secretário da Administração, Edelvino Góes, “o APP SAC Mobile possibilitará ao usuário consultar, de forma prática e interativa, a qualquer momento e em qualquer lugar, por meio de um smartphones ou tablets, serviços e informações personalizadas para o usuário da Rede SAC”.
Funcionalidades
Por meio da função de geolocalização, que pode ser habilitada pelo GPS do aparelho celular ou tablet, o cidadão pode ser guiado até a unidade SAC em tempo real, com indicações de distância e roteiro a serem seguidos. Após a emissão da senha, será gerado um código, que permite ao cidadão saber quando se aproxima a sua vez de ser atendido. Desta forma, é facultada ao usuário a espera na recepção do posto ou a realização de outras atividades nos arredores da unidade SAC (em um shopping, por exemplo), enquanto aguarda sua vez para atendimento.
O SAC Mobile oferece ainda acesso às notícias e avisos divulgados no Portal SAC, além de possibilitar que o usuário responda a uma pesquisa de satisfação, que avalia o atendimento e serviços prestados. Atualmente, são oferecidos mais de 700 serviços ao cidadão, nas 62 unidades de atendimento da Rede SAC, distribuídas por toda a Bahia.
Principais funcionalidades:
Realizar agendamento de serviços;
Consultar lista de documento necessários por serviço;
Consultar o Posto SAC mais próximo, através de geolocalização;
Acompanhar a fila de atendimento, permitindo saber quantas pessoas estão à frente;
Buscar informações de toda a rede SAC (endereço, telefone, horário de atendimento, serviços prestados por todos os Postos SAC e Pontos Cidadão;
Consultar em tempo real a localização do SAC Móvel e seu roteiro;
Consultar notícias e receber avisos.