Candeias: Caminhada alerta sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama

Para incentivar as mulheres ao autoexame e à realização de consultas médicas periódicas para prevenir ou diagnosticar o câncer de mama, o grupo Amigas do Bem realiza neste sábado (8), a terceira caminhada Outubro Rosa. A concentração será às 14h, na Praça Irmã Dulce e percorrerá as ruas Treze de Maio, Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes e Rua Dois de Fevereiro e retornando para a Praça Dr. Gualberto Dantas onde ocorrerá a festa de encerramento. O show do cantor candeense Carlos Alberto animará o público. Além da atração musical, o público contará também com aula de dança gratuita.

Camisas personalizadas estão sendo vendidas na Academia Quality Vitta, na loja Macro Boutique e na Casa Lotérica do Terminal Rodoviário no valor de R$ 20. A renda será revertida para o Hospital Aristides Maltez, unidade especializada no tratamento de câncer na Bahia.

Como prevenir e diagnosticar

O câncer de mama é uma das principais causas de morte em mulheres no país. Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para ser detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia.  Apesar da mamografia ser indicada apenas a partir dos 40 anos, a mulher deve procurar, regularmente, atendimento médico para a prevenção e diagnóstico precoce da doença.

De acordo com secretaria, toda mulher deve fazer o autoexame e, se notar qualquer anormalidade, como mudança do formato das mamas, dor, secreção, vermelhidão, etc., a mulher deve procurar a unidade de saúde mais próxima. No caso das mulheres com mais de 40 anos, independente do autoexame, o médico também deve ser consultado.