Eleições da Mesas Diretoras das Câmaras de Vereadores movimentam os bastidores da política

As eleições das Mesas Diretoras das Câmaras de Vereadores dos municípios de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé prometem ser um capítulo a parte nas posses dos prefeitos eleitos que acontecem neste domingo (1º). Isto porque a disputa para o comando das presidências das Câmaras Municipais para o biênio 2017- 2018 estão acirradas. As votações acontecem pela manhã e logo após a Mesa empossa os prefeitos eleitos.

Em três municípios, as presidências das Câmaras já estão praticamente definidas. Os candidatos são vereadores eleitos nas bases dos prefeitos Jeferson Andrade (DEM), de Madre de Deus, Evandro Almeida (PP), de São Francisco do Conde, e Dr. Breno Konrad (PSD), de São Sebastião do Passé.

No município de Madre de Deus, os vereadores da base do prefeito reeleito Jeferson Andrade (DEM) confirmou o nome do vereador Marden Filho de Tutuca (PCdoB) como candidato a presidente. A mesa será composta pelos vereadores Anselmo Duarte (DEM) como vice-presidente, Jodiane de Jajai (PRB), como primeira secretária, e Renato de Martins (PSD), como segundo secretário.

Em São Francisco do Conde, a Câmara formada praticamente por vereadores da base do prefeito Evandro Almeida (PP), definiu o vereador Professor Cravinhos como presidente da Câmara.

Já em São Sebastião do Passé, o candidato será o vereador Robério do Jacuípe (PSDB).

Oposição

O cenário está ainda mais acirrado no município de Candeias que pode eleger o presidente da bancada da oposição. O bloco formado pelos nove vereadores eleitos no palanque da ex-prefeita Antônia Magalhães (DEM) já confirmaram o apoio a candidatura do vereador Fernando Calmon (PSD). A chapa será composta pelo vereadores Jorge da JM (PTdoB), como vice-presidente; Rita Loira (DEM), primeira secretária; e Rosana de Bobó (PTN), como segunda secretária.

Por outro lado, há quem diga que os vereadores eleitos na base do prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina (PP) estejam se articulando para lançar um nome para disputar a eleição, na tentativa de garantir a presidência para o vereador da base governista.