Candeias: Servidores realizam assembleia para discutir reajuste salarial e atraso de salários dos médicos e enfermeiros

Servidores municipais de Candeias realizaram uma assembleia na manhã desta terça-feira (21) para discutir o plano de cargos e salários, terço de férias  dos professores, reajuste salarial e atraso de salários de médicos e enfermeiros. A pauta de reivindicações chegou a ser discutida  ontem (20) em uma reunião com o prefeito Pitágoras Ibiapina (PP) e representantes do Sindicato dos Servidores do Município de Candeias (Sisemec), mas não houve acordo. A proposta apresentada pela prefeitura sugere um reajuste de 2%, que não foi aceita pelos servidores.

Sobre o atraso de salário de médicos e enfermeiros, o sindicato explicou que a uma ação judicial movida pela Cooperativa Humanizar, empresa que era responsável pela administração da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24 Horas), solicita que a prefeitura libere o pagamento do valor do contrato para realizar o repasse para os funcionários. No entanto, a prefeitura tenta realizar o pagamento de salário diretamente aos servidores da saúde, sem o intermédio da empresa. Uma audiência está marcada para amanhã (22) para resolver o impasse.

“A Cooperativa entrou com uma ação contra a Prefeitura para que o dinheiro não vá para conta dos servidores e vá para conta cooperativa para retornar para a conta do servidor. A Promotoria da Justiça do Trabalho já convocou a secretária (Saúde) e vai para obrigar o pagamento de dois meses janeiro e dezembro. Mas ainda está essa confusão com a cooperativa e a Prefeitura”, disse Juscelino Santos, presidente do Sisemec, em entrevista ao programa Fala Comigo da Rádio Baiana FM (89,3).

Aprovação

O Projeto de Lei que autoriza o pagamento do terço de férias dos professores municipais foi votado e aprovado pelos vereadores na sessão de hoje. A Prefeitura deverá destinar cerca de R$ 1 milhão para o pagamento que será liberado a partir de sexta-feira (24).