São F. do Conde: Implantação do curso de medicina está prevista para 2018, afirma secretária

A secretária de Saúde de São Francisco do Conde, Eleuzina Falcão, anunciou em entrevista ao programa Baiana Livre, da Rádio Baiana FM, na tarde desta quarta-feira (8), que a primeira turma do curso de medicina deve ser implantada no campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), até o primeiro semestre de 2018.

A implantação do curso faz parte do projeto de oferta e expansão do Governo Federal que e tem o objetivo de garantir atendimento a 36 municípios considerados prioritários pelo governo. As cidades foram selecionadas em setembro de 2014. Todas elas têm pelo menos 70 mil habitantes e não ofereciam a formação médica, segundo o governo.

De acordo com a secretária, a implantação do curso vai transformar a saúde local na medida que possibilitará ampliar o atendimento da população. “Com a somatória de ações, como a implantação da residência médica e a chegada do curso de medicina, São Francisco do Conde irá se transformar em um polo de formação na área da saúde, pois é uma oportunidade de contribuir para a formação de um número maior de médicos necessário para atuar na cidade na cidade e região”, afirmou.

Residência Médica

Ainda segundo a secretária, em 2018, serão ofertadas 16 vagas; sendo seis para residência multiprofissional, seis para medicina familiar e comunidade, quatro para medicina familiar e comunidade.