Em entrevista exclusiva, Alcymar Monteiro comenta sobre emoção de cantar no São João da Bahia

Apresentando músicas de sucesso e um pouco da trajetória de vida, o cantor cearense Alcymar Monteiro afirma que está conquistando cada vez mais o mercado baiano. Durante entrevista ao programa Bom dia da Baiana desta quinta-feira (27), o cantor comentou sobre o seu novo disco, batizado de A Voz do Povo, o de número 99 da carreira.

O trabalho, com repertório escolhido criteriosamente pelo artista, traz 15 faixas autorais e algumas regravações. Duas são inéditas: Um Verdadeiro Forró e São João da Bahia, ambas compostas por Alcymar. “A música é a tradução da nossa alma. Da nossa espiritualidade. E eu só canto aquilo que realmente toca a mim e aos outros”, afirmou.

Ele revelou que chega a ouvir, antes de entrar em estúdio, mais de 100 discos que lhes são entregues Brasil afora quando está fazendo shows. “Eu costumo ouvir todos porque respeito o trabalho de cada um, sei o esforço que essas pessoas fazem. E, além disso, ainda consigo tirar uma ou duas músicas para o meu repertório”.

Alcymar Monteiro afirma que a Bahia foi o último estado que conseguiu conquistar. Segundo ele, foi um caminho árduo. “A Bahia é um estado culturalmente muito rico. Um celeiro de grandes artistas. E o baiano sabe o que quer e gosta de ouvir. Mas eu fui fazendo um trabalho de formiguinha. Comecei por Senhor do Bonfim, fui descendo até chegar em Feira de Santana e, finalmente, Salvador. Posso dizer, agora, que conquistei os baianos”.

Apesar de ser conhecido nacionalmente como cantor de forró, Alcymar Monteiro andou compondo com outros gêneros. Ele gravou 14 discos e um DVD dedicado ao frevo. Também gravou a trilha sonora das vaquejadas na trilogia Vaquejadas Brasileiras. Os dois primeiros volumes foram lançados mundialmente. Atravessando um grande momento na carreira e já saboreando o êxito de A Voz do Povo, Alcymar se prepara para enfrentar a maratona de festas juninas, que faz com todo gosto e diz que está com a corda toda este ano.