Maia pode suspender recesso para votar denúncia contra Temer

    Com informações do G1 ( Foto: Reprodução)

    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pode suspender o recesso parlamentar, que constitucionalmente começa no dia 18 de julho, para que a Casa vote a denúncia que a Procuradoria-Geral da República deve apresentar contra o presidente Michel Temer nos próximos dias.

    “Se acontecer a denúncia, a sociedade não vai entender que a Câmara pare até terminar este processo. Porque, enquanto tiver este processo na Câmara, esta vai ser a agenda prioritária da Câmara, e deve ser mesmo. Só depois disso que se consegue retomar com mais tranquilidade as outras agendas”, disse Rodrigo Maia ao jornal Folha de S. Paulo.
    Há duas maneiras de se suspender o recesso parlamentar: protelar a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Os parlamentares não podem sair de férias sem aprovar a LDO.

    A outra possibilidade é: Câmara e Senado podem aprovar por maioria simples (metade mais um) um requerimento de convocação extraordinária apresentado pelo presidente da República, pelo presidente de uma das duas Casas ou pela maioria dos deputados e senadores.