Temer diz que o Código Penal foi “reinventado” por Janot: “Denúncia por ilação”

    Com informações do M1 ( Foto: Reprodução)

    Brasília - Presidente Michel Temer faz pronunciamento sobre dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, em cerimônia no Palácio do Planalto (Valter Campanato/Agência Brasil)

    Durante o pronunciamento realizado na tarde desta terça-feira (27), o presidente Michel Temer (PMDB) afirmou que está sendo vítima de uma “infâmia de natureza política”, referindo-se à denúncia encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

    O presidente disse ainda que: “reiventaram o Código Penal e incluíram uma nova categoria, a denúncia por ilação”. De acordo com o presidente, isso significa que as denúncias com base na delação dos empresários da JBS foram baseadas em meras deduções. “Eu fui denunciado por corrupção passiva. Notem, corrupção passiva, a essa altura da vida, sem sequer ter recebido valores ou participado de acertos.

    Isso é o que vale. Onde estão as provas concretas de recebimento desses valores? Inexistem. Eu percebo que reinventaram o código penal e incluíram uma nova categoria, a denuncia por ilação. Se alguém cometeu um crime e eu o conheço, ou quem sabe se eu tirei uma foto ao lado de alguém, logo a ilação é que eu sou também criminoso. Abriu-se, portanto, um precedente perigosíssimo em nosso direito. Esse tipo de trabalho trôpego permite as mais variadas conclusões sobre pessoas de bem e honestas”, falou o presidente.