Em apenas 7 meses,pipas provocam mais de 500 interrupções de energia

Apenas entre janeiro e julho deste ano, 532 interrupções de energia elétrica foram provocadas por pipas no estado da Bahia. A informação foi divulgada pela Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba). Ao longo de 2016, o mesmo motivo provocou mais de 1.200 desligamentos.

As interrupções no fornecimento de energia em Salvador e Região Metropolitana chegaram a 121. Na capital, os maiores índices foram registrados nos bairros de Plataforma, Paz, Boca do Rio, Periperi, Lobato e Itapuã.

Segundo a Coelba, os riscos de empinar pipas próximos a locais onde há a distribuição de energia aumentam quando há aplicação do cerol, já que o vidro ajuda a conduzir energia elétrica.

O uso de cerol em linhas de pipas está proibido em Salvador. A determinação está em vigor desde o início do mês de junho, quando a lei foi sancionada pelo prefeito ACM Neto. Conforme a lei, além do cerol, que consiste em uma mistura cortante de pó de vidro com cola, utilizado na linha da pipa com o objetivo de cortar a linha de outra pipa, fica proibido o uso de qualquer tipo de material cortante nas linhas de pipas. Em caso de descumprimento da lei, a pessoa será advertida. Se for reincidente, terá de pagar uma multa de R$ 70, cuja verba será destinada ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). O pagamento da multa não dispensa o infrator das responsabilidades civil e penal.