Prefeitura e governo entram em acordo e integração do metrô com ônibus metropolitanos começa no domingo

Com informações do G1 Bahia (Foto: Jefferson Peixoto/ Secom)

A prefeitura e o governo estadual entraram em acordo sobre a integração dos ônibus metropolitanos e de Salvador e irão assinar, na próxima sexta-feira (29) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A definição ocorreu em uma reunião na terça-feira entre representantes dos dois governos, com mediação do Ministério Público do Estado da Bahia.

Com o acordo, a partir de domingo (1º), a tarifa única será assegurada para os passageiros dos ônibus metropolitanos que utilizarem o metrô antes de acessar os ônibus urbanos de Salvador. Sendo assim, não vale para quem deseja sair de um ônibus metropolitano e entrar, na sequência, em um ônibus da capital baiana.

O governo estadual se comprometeu em reduzir de forma imediata a alíquota do ICMS em 1% sobre o combustível dos veículos do Sistema de Ônibus da Prefeitura (STCO). Já a prefeitura aceitou que os passageiros metropolitanos não precisem pagar uma nova tarifa para acessar os ônibus da capital baiana.

De acordo com a prefeitura, o governo do Estado deverá contratar uma empresa, dentro dos próximos dias, para realização de um estudo referente à tarifa de integração, cujo termo de referência é elaborado conjuntamente com a administração municipal.

O termo de referência deverá analisar qual a tarifa ideal para o sistema, que atualmente é dividida com R$ 1,42 para o sistema de ônibus de Salvador e R$ 2,18 para o sistema do metrô. A estimativa é de que o estudo que prevê a reavaliação da divisão tarifária seja concluído em dois meses.