Região Metropolitana: Taxa de desemprego permanece estável

    Com informações do Bahia.BA ( Foto: Reprodução)

    A taxa de desemprego total da Região Metropolitana de Salvador ficou relativamente estável, ao passar de 24% para 24,1% da População Economicamente Ativa (PEA), entre julho e agosto de 2017, de acordo com pesquisa realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

    Segundo suas componentes, houve pequena elevação da taxa de desemprego aberto, de 16,9% para 17,2%, e relativa estabilidade da taxa de desemprego oculto, de 7,1% para 7%.

    A Pesquisa de Emprego e Desemprego é analisada pela SEI em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Fundação Seade do Estado de São Paulo, a Secretaria de Trabalho do Estado da Bahia (Setre).

    O contingente de desempregados foi estimado em 468 mil pessoas (menos 1 mil em relação ao mês anterior). O resultado decorreu da redução da PEA (-10 mil), em proporção semelhante ao declínio do número de postos de trabalho (-9 mil pessoas).

    A taxa de participação – indicador que estabelece a proporção de pessoas com 10 anos ou mais presentes no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – decresceu de 58%, em julho, para 57,6%, em agosto.