Encontro debate opções para tentar resolver acesso parcial de alunos da RMS na integração

Com informações do G1 Bahia ( Foto: Reprodução)

Foi apresentada em uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira (4), em Salvador, uma proposta para solucionar o problema dos estudantes que moram na região metropolitana de Salvador e assistem aulas na capital, ou vice-versa, que reclamam que só têm acesso parcial à integração entre metrô e ônibus. O encontro teve a apresença de técnicos da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) e CCR metrô.

Conforme o secretário da Semob, Fábio Mota, a proposta é de que os estudantes façam a integração entre ônibus metropolitanos e ônibus urbanos. “O estudante metropolitano desceria na Estação Mussurunga, pegaria um ônibus municipal e chegaria na faculdade pagando a mesma tarifa. O estudante de Salvador desceria na Estação Mussurunga, pegaria um ônibus metropolitano também pagando meia tarifa, como já existe no sistema de transporte público da cidade de Salvador”, revelou.

Já a Agerba informou que a reunião permitiu o avanço das negociações que vão garantir, integralmente, o direito da meia passagem aos estudantes da região metropolitana que precisam utilizar o sistema de transporte coletivo por ônibus.

O problema desses estudantes é que atualmente não existe integração entre os ônibus da capital baiana e das outras cidades para o Metropasse, cartão que dá direito a meia passagem nos ônibus metropolitanos.

Os estudantes que moram na RMS e vão para Salvador podem sair das suas cidades usando um ônibus metropolitano e depois embarcar no metrô pagando apenas uma passagem. Entretanto, caso eles precisem pegar mais um ônibus urbano na capital baiana, é cobrada a terceira viagem.

Uma nova reunião sobre a integração foi marcada para a sexta-feira (6) pela manhã na Secretaria de Infraestrutura da Bahia no Centro Administrativo.