Candeias: Proposta que prevê mudanças na eleição da mesa diretora poderá ser votada nesta quinta-feira

    A data da eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores do município de Candeias, na região metropolitana de Salvador, pode ter uma mudança na próxima legislatura, que atualmente é realizada no dia 1º de janeiro do ano subsequente das eleições, data de posse dos políticos eleitos.

    A proposta de autoria do vereador Diego Maia (PR) prevê que a votação seja alterada para o dia 02 de janeiro. Durante a sessão ordinária dessa terça-feira (17), o parlamentar defendeu o projeto e destacou que a proposta deve garantir a ordem e a tranquilidade na condução dos trabalhos legislativos no dia da votação.

    “Em várias sessões de posse no dia primeiro de janeiro, infelizmente a Câmara e o município ficaram com a imagem um pouco arranhada. Existe uma simultaneidade de dois atos no dia primeiro, sendo que é o ato dos eleitos, onde os vereadores tomam posse, onde o prefeito toma posse e existe também a eleição da mesa diretora da Câmara, sendo que é nessa simultaneidade que acontecem as divergências e isso é normal na Câmara e na política. Eu trouxe uma singela sugestão para esta casa e hoje uma questão de ordem para entrar na próxima quinta-feira. Salvador já é assim, então não busquei fórmula mágica”, justificou.

    A proposta que altera o artigo da Lei Orgânica Municipal poderá ser votada na próxima quinta-feira (19). Caso for aprovada pelos parlamentares, o projeto irá instituir a posse dos vereadores e do prefeito por intermédio do parlamentar mais idoso, atuando provisoriamente como presidente da casa legislativa, até que seja colocada em pauta a votação da composição da mesa diretora.