Obras do Bonfim alteram linhas de ônibus

    A partir de sábado (25), o itinerário das três linhas que circulam na região da Colina Sagrada será modificado. A mudança ocorre por conta das obras de requalificação do Bonfim. As linhas são: a 0201 – Ribeira-Bonfim/Campo Grande, a 1668 – Alto do Cabrito/Boa Vista do Lobato-Ribeira e a 0713 – Santa Cruz/Calçada/Bonfim. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, essas linhas deixarão de circular pela Ladeira do Bonfim e Monte Serrat e passarão a transitar pelas ruas Imperatriz, Jacuípe, Juaguaripe, Paraguaçu, Rio Sergy Mirim e Luiz Tarquínio e, a partir daí, seguem o itinerário normal.
    Durante o período das obras, o atendimento do transporte será mantido pela nova linha circular 0201-01 – Bonfim/Largo de Roma. Essa linha, que será criada provisoriamente, irá operar das 6h às 20h, saindo da  Rua Plinio Lima, passando pelos hospitais Sagrada Família e Couto Maia, seguindo até o Largo de Roma, onde os passageiros poderão integrar, pagando apenas uma tarifa no período de duas horas com qualquer uma das 33 linhas que passam pelo local, com 120 veículos por hora.
    Colina Sagrada
    As obras de requalificação do entorno da Colina Sagrada contam com  investimento de R$11,5 milhões. A Praça do Largo da Basílica terá os limites ampliados. Serão suprimidas algumas ruas lindeiras à praça, cuja pavimentação será executada em mosaico de pedra portuguesa branca, com grafismos marcados no piso.
    O sistema viário será redesenhado, suprimindo as vias que passam em frente à entrada da escadaria principal Basílica de Nosso Senhor do Bonfim e à Casa do Juiz da Devoção, na esquina com a ladeira dos romeiros. Será criada uma edificação, integrada ao conjunto de casas do entorno, denominado Abrigo de Velas (velário), eliminando assim o risco de incêndio no templo. Por sua vez, o Largo da Baixa do Bonfim (Praça Euzébio de Matos) será redesenhado, alinhado com os arcos da Ladeira do Bonfim.
    No centro da Euzébio de Matos, será disposto um pequeno palco para realizações de eventos. Com o deslocamento da praça, alinha-se ao longo da via um grande estacionamento público para atender à demanda das vagas excluídas no Largo do Bonfim, além da criação de baias para ônibus e vagas para vans e motocicletas. A ligação entre as partes alta e baixa da Colina Sagrada será feita através de rampas e escadarias, com acessibilidade universal.