Candeias: Desfile cívico acontece nesta sexta na Praça Dr. Gualberto Fontes

    As comemorações do tradicional desfile cívico de Sete de Setembro na cidade de Candeias, na região metropolitana de Salvador, serão realizadas nesta sexta-feira (7), a partir das 8h, na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes. Com o tema “Nosso Povo, Nossa História”, o evento que celebra os 196 anos de independência do Brasil contará com a participação do Grupo Especial 1, composto pelo 19º Batalhão de Caçadores do Exército, Batalhão da Polícia Militar, Colégio da Polícia Militar (CPM), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Desbravadores, Filarmônica Lira Candeense e Centro de Convivência Alegria de Viver – CECON. Em seguida, será a vez  das Escolas Municipais do Ensino Fundamental I e II, bem como da escola particular Santa Rita. Para encerrar, terá o desfile do segundo grupo especial, composto pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Candeias (CRAM), Secretarias de Saúde (SESAU), Esporte e Lazer (SESLA), Cultura, Turismo e Juventude (SECULT), Serviços Públicos (SESP), Coordenação Municipal de Trânsito de Candeias (CMT) e pelo Grupo Garotas Mountain Bike (GMTB).

    O desfile percorrerá as ruas 15 de novembro, Sete de setembro, Rua dos Missionários, Largo da Esperança, Praça Tiradentes, Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes e terá o encerramento na Rua 13 de maio.

    Passé

    No distrito de Passé, as atividades cívicas também acontecem na manhã desta quinta-feira (6), na Praça da Roça Grande. O evento contará com a participação  de fanfarras e das Escolas Municipais Monteiro Lobato, Albertina Dias Coelho, Antônio Cristino e Castro Alves, Palmira Garcez, além dos Desbravadores. No desfile serão tratados temas como bullying, violência contra criança, saúde, cidadania, entre outros.

    Trânsito

    As vias que dão acesso ao local do desfile serão interditadas na manhã desta sexta: Rua Getúlio Vargas, a partir da Rua Marechal Deodoro, Largo do Tamarineiro, Rua da Esperança, Rua dos Missionários, Rua Joana Angélica, próximo a Baiana FM (sentido Centro), cruzamento da Rua 15 de Novembro com a Rua São Paulo, Rua 7 de Setembro, Travessa 7 de Setembro (Ladeira da Escola Mundo da Criança), 2ª Travessa 7 de Setembro (Ladeira da panificadora), Rua Dom Jerônimo Tomé (Próximo a Coelba), Desembargador Teixeira de Freitas (Posto Luís Viana), Ladeira do Cruzeiro (Manilha), Rua 13 de Maio (Próximo a Fama Móveis), Rua do Passé e Praça Dr. Gualberto.

    História

    A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data, o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I, as margens do Riacho do Ipiranga, em São Paulo. D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil, em dezembro de 1822.