Unidade de Pronto Atendimento é inaugurada em São Caetano

Foto: Divulgação- Gov/BA

A Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA 24h) do bairro São Caetano foi inaugurada nesta terça-feira (11). Com capacidade para 150 atendimentos por dia, o equipamento, que antes da reforma funcionava como Unidade de Emergência, começa a atender o público a partir de quarta-feira (12). A UPA conta com consultórios pediátricos, laboratório, raio-x, eletrocardiografia e leitos de observação.

Na unidade, será prestado atendimento aos pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica, além de prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir, em todos os casos, a necessidade ou não de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.

O secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, informou que a unidade atende aos parâmetros do Ministério da Saúde e representa um investimento de R$ 2 milhões.

A coordenadora da UPA em São Caetano, Zorilmar Santana, informa que a unidade possui 120 funcionários, entre médicos, enfermeiros e a parte administrativa. “Nós vamos começar a atender a partir de amanhã. Todo paciente que chegar vai passar pela avaliação de risco, com base no Protocolo de Manchester. O atendimento é sempre feito do menos para o mais grave”.

 

Comentários

comentários