Candeias: Pacientes são atendidos no primeiro dia do mutirão de cirurgias

    Pacientes de seis municípios da Região Metropolitana de Salvador foram atendidos no primeiro dia do Mutirão de Cirurgias que acontece no município de Candeias. As unidades móveis estão estacionadas na Praça Dr. Gualberto Dantas Fonte, no centro da cidade, até a próxima quinta-feira (11). Além de Candeias, são atendidos moradores de Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Saubara. Dentre as especialidades oferecidas estão Colecistectomia (vesícula), Histerectomia (útero), Hérnia Umbilical, Hérnia Epigástrica, Hérnia Inguinal.

    O paciente precisa ter indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município que reside. Caso não esteja cadastrado, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de uma das cirurgias oferecidas, ele pode passar pelas consultas pré-operatórias. É necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

    Os pacientes que farão cirurgias de vesícula (colecistectomia) precisam estar em jejum para a realização da ultrassonografia. Para as mulheres que farão histerectomia, é preciso apresentar o exame preventivo atual e, se ainda menstruam, o exame Beta HCG. Além disso, todos devem levar exames laboratoriais e outros que possuam.

    O cadastramento é feito pelas secretarias municipais de saúde, que devem manter a Lista Única atualizada, com as principais demandas de cada município. Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no site do mutirão.

    O paciente ou responsável também pode ir até a Secretaria de Saúde do município onde mora, para saber se o nome consta na lista para a realização do procedimento.