Taxa de desemprego recua para 25,4% na Região Metropolitana

    A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Salvador passou de
    26,2% para 25,4%, entre novembro e dezembro de 2018, de acordo com os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O relatório, divulgado nesta quarta-feria (30), mostra que o mês de dezembro, o nível de ocupação variou positivamente (0,3%), sendo estimado em 1.503 mil pessoas. Segundo os setores de atividade econômica analisados, houve crescimento do contingente de ocupados na Construção (5,2%, ou 5 mil pessoas) e na Indústria de transformação (3,7%, ou 4 mil). Houve, ainda, pequenas variações da ocupação nos Serviços (0,2%, ou 2 mil).

    Entre outubro e novembro de 2018, o rendimento médio real dos ocupados e o dos assalariados aumentaram 2,3% e 1,3%, respectivamente. Em valores monetários, equivaleram a R$ 1.570 e R$ 1.548, respectivamente. A massa de rendimentos reais elevou-se para os ocupados (3,2%) e para os assalariados (2,5%). Em ambos os casos decorreu de elevações nos rendimentos médios e, em menor intensidade, nos níveis de ocupação.

    A Pesquisa de Emprego e Desemprego é realizada pela SEI em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), a Fundação Seade do Estado de São Paulo, a Secretaria de Trabalho do Estado da Bahia (Setre), e conta com o apoio do Fundo de Amparo ao Trabalhador do Ministério do Trabalho.