Candeias: Visita técnica da Secretaria de Educação do Estado deve definir situação dos anexos dos distritos de Passé e Passagem dos Teixeiras

Técnicos da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) realizarão nesta quarta-feira (18) e quinta-feira (19) uma vistoria nas unidades de ensino dos distritos de Passé e Passagem dos Teixeiras que abrigam os Anexos do Colégio Estadual Polivalente para definir se o espaço tem condições de continuar mantendo as aulas. As visitas foram estabelecidas após uma reunião realizada ontem (16) com os representantes da Seduc, vereadores Valdir Cruz (PDT) e Washington de Passé (SDD), a secretária municipal de Educação, Rosa Maria, e a diretora do colégio, Profª Francineia Sousa, que discutiu a reabertura dos anexos nas localidades que foram fechados no início deste ano. Segundo o vereador Valdir de Passagem, a volta das aulas vai depender da avaliação técnica.

“Saímos com sinal bastante positivo onde ficou agendada para os técnicos do Estado fazer uma visita na escola em Passagem dos Teixeiras e na quinta no Passé.  Ficou sinalizado que será dada a continuidade dos anexos nos distritos que beneficia vários estudantes”, disse o vereador Valdir Cruz em entrevista ao programa Baiana Livre desta terça-feira (17).

O fechamento das unidades, de acordo com a diretora do colégio, Profª Francineia Sousa, está relacionado com a falta de segurança, professores e das péssimas condições de trabalho dos locais de ensino. As unidades atendem mais de 150 estudantes que moram nos distritos. “Foi uma atitude infeliz da diretora que passou vários relatórios relatando algumas situações que o distrito de Passagem dos Teixeiras e de Passé viam inviabilizando a continuidade desses anexos, mas procuramos diversas de mostrar que é importante a continuidade desses anexos”, criticou o vereador.

“A gente vai restabelecer a parceria com o município para dar contrapartida já o ensino médio é de competência do Governo do Estado. Os prédios são do município que tem que dar uma condição para esses alunos e os professores possam estar num espaço físico onde tenha condições de ter aula”, ressaltou Valdir Cruz.