M. de Deus: Reunião discute impasse na instalação da rede elétrica na Cururupeba

A Associação de Moradores da Cururupeba se reuniu nesta quinta-feira (7), com representantes da Coelba e o prefeito Jeferson Andrade para discutir a situação da comunidade que não recebe energia elétrica. A situação que já dura há cerca de três meses se agravou após um curto circuito em um dos transformadores que abastece o local, afetando aproximadamente 400 imóveis.  A energia é fornecida através de geradores cedidos pela Prefeitura que deve ser removido após a instalação da rede elétrica.

“Depois de muita luta conseguimos chegar a um consenso com a Coelba para fornecer energia ao bairro. Eles vieram ao município para assumir o compromisso a população e dar os prazos onde iniciarão os serviços de energia do bairro”, disse Márcio Braga, em entrevista ao programa Baiana Livre de hoje.

O impasse no fornecimento de energia elétrica para a comunidade, segundo o secretário, é decorrente de várias ações judicias enfrentadas pela Coelba pelo fato de efetuar ligações elétricas em áreas de preservação ambiental, em desacordo com a legislação. “A discussão é pelo fato do bairro estar alocado em uma região de mangue. Pela legislação ambiental existe um limite que devem ser respeitados”,

De acordo com o secretário municipal de infraestrutura, Márcio Braga, a instalação da rede de energia do bairro deve ser concluída até o final do mês de julho. “A partir do dia 22 de maior eles [Coelba] já estarão colocando os postes e deram o prazo de até 30 de julho para estar com a obra concluída e com 90% do bairro iluminado”, afirmou.