Unidades habitacionais são entregues a moradores de Cajazeiras V

Os 440 beneficiados do programa Minha Casa, Minha Vida receberam na manhã desta quarta-feira (26), as chaves do empreendimento Recanto do Luar, localizado no bairro Cajazeiras V, em Salvador. A cerimônia de entrega contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, secretários municipais e representantes da Caixa Econômica Federal.

Construído em uma região chamada de Portelinha, onde antes havia vários imóveis improvisados com madeira, lona e barro, o residencial Recanto do Luar conta com 22 prédios com cinco pavimentos (térreo e mais quatro andares) e está orçada em R$ 29,5 milhões. Os apartamentos têm área de 59 metros quadrados, onde estão distribuídos um hall de entrada, um hall de circulação, um banheiro, dois dormitórios e uma cozinha com área de serviço.

A seleção das famílias foi feita pela Prefeitura com base em critérios técnicos e sociais: residentes de áreas de risco, idoso, gestante, deficiente físico e filhos pequenos na formação familiar, e inclusão no Cadastro Único – base de dados de famílias de baixa renda utilizada pelo governo para a execução de programas sociais. Das 440 famílias que serão contempladas, 418 já assinaram contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF). O programa federal atende à população com renda familiar de até R$1.800.

“O coração está cheio de emoção ao ver que, de fato, estamos transformando a vida das pessoas. Em 2013, a Prefeitura esteve aqui para mudar a vida de famílias que viviam em condições precárias nesta localidade, que era chamada de Portelinha. Ao transferirmos aquelas famílias para novas residências, foi dada ordem de serviço para garantir a ocupação deste local”, afirmou o prefeito ACM Neto.

O gerente regional da Caixa, Vivaldo de Oliveira Neto, ressaltou que a iniciativa traz mais humanidade à vida das famílias. “Elas passam a morar em um local com condições dignas, com acesso a serviços como água e luz. É realmente uma transformação para melhor”, pontuou.

Uma das beneficiadas é Kátia Reis, de 50 anos. Moradora de área de risco em Cajazeiras, era só felicidade ao ganhar um novo lar. “É uma mudança radical de tudo. Venho lutando há cinco anos para conseguir uma casa. De documentação em documentação exigida, finalmente fui contemplada. É um sonho mesmo e, agora, me sinto realizada. O curioso é que choveu em todos os momentos: seja no início da construção, sorteio, assinatura do contrato e a entrega das chaves. Realmente, foram chuvas de bênçãos”, salientou.