Ministro da Educação diz que por ele aulas voltariam amanhã

Foto: Isac Nóbrega

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, em sua primeira participação em uma audiência pública com deputados e senadores, afirmou que, caso dependesse dele, as aulas presenciais nas escolas de todo o país “voltariam amanhã”. Ele afirmou que ao comparar com países mais desenvolvidos que o Brasil, como da Europa, todos estão passando pelo mesmo questionamento.

“Ninguém, absolutamente nenhum país, até os mais desenvolvidos, tem uma resposta final a respeito do assunto da covid e retorno às aulas, que é um dos temas mais provocantes e atuais que nós temos”, disse nesta quinta-feira, 17.

De acordo com o ministro, está sendo elaborado um protocolo de biossegurança para a retomada do funcionamento das escolas, com foco na educação básica.

“É uma questão de segurança, não podemos colocar em risco as crianças e os adolescentes. Estamos trabalhando para o retorno o mais breve possível, para a gente pegar esse fim de ano e deixar a criançada animada para o ano que vem”, afirmou.

Ribeiro alerta que as medidas, como diretrizes de higiene, distanciamento, limite de alunos, estão sendo elaboradas tanto pelo MEC, como por entidades como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Universidades

O ministro da Educação disse que, das 69 universidades federais, apenas 15 tiveram suspensão total das aulas. Já entre os 41 institutos municipais, somente quatro suspenderam totalmente a sua participação pedagógica.

Recursos

O ministro informou que R$ 525 milhões do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) vão alcançar 116.757 instituições de ensino públicas. A verba, esclareceu Ribeiro, vai direto para o caixa das escolas e vai servir para compras e ajustes que deem os alunos uma condição mínima de segurança para o retorno das aulas.

Fonte:ATarde