Vacina da Johnson teve eficácia de 66% contra casos moderados e graves de Covid-19

    Segundo o G1 nenhuma pessoa vacinada morreu da doença. Vacina é a única em etapa avançada de testes com apenas uma dose; imunizante também funcionou contra a variante da África do Sul, considerada mais contagiosa.

    A Johnson anunciou, nesta sexta-feira (29), que sua vacina candidata contra a Covid-19 teve 66% de eficácia em prevenir casos moderados e graves. Considerados apenas os casos graves, o nível de proteção foi de 85%. Nenhuma pessoa vacinada morreu de Covid.

    O imunizante também funcionou contra a variante da África do Sul, mais contagiosa; a vacina da Johnson é a única em etapa avançada de testes com apenas uma dose.

    Veja os principais pontos do anúncio:

    • Considerando todos os ensaios de fase 3 – a vacina foi testada nos Estados Unidos, Brasil e África do Sul, entre outros países – a vacina teve 66% de eficácia contra casos moderados e graves de Covid. Isso significa uma redução de 66% nos casos moderados e graves de Covid no grupo vacinado em relação ao grupo não vacinado.
    • Nos ensaios dos EUA, a eficácia contra casos moderados e graves foi de 72%; na América Latina, de 66%; na África do Sul, onde uma variante mais contagiosa do coronavírus está circulando, a eficácia foi de 57%.
    • Considerados apenas os casos graves, em todas as regiões, a eficácia da vacina chegou a 85%. Isso significa uma redução de 85% nos casos graves de Covid no grupo vacinado em relação ao grupo não vacinado.