Fábio Vilas-Boas garante que Nordeste terá prioridade no recebimento da vacina Sputnik V

    O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, falou sobre a compra de 37 milhões de doses da Sputnik V e como essa aquisição será revertida à região.

    “Essa é uma vitória da Bahia mas é uma vitória em particular do governador Rui Costa, que em agosto do ano passado iniciou as tratativas com o governo russo. Ele é o grande responsável por nós termos conseguido viabilizar esse contrato de aquisição com Gamaleya, com o fundo russo. Essas vacinas servirão pra acelerar o processo de vacinação dos grupos de risco da Bahia. Elas chegarão numa quantidade programada para, nos próximos 90 dias, haver um aumento significativo da velocidade de vacinação das pessoas com mais de sessenta anos, dos profissionais da área de educação e da área de segurança. Esse é o objetivo”, disse o secretário, em entrevista a José Eduardo na Rádio Metrópole hoje (16).

    “Essas vacinas serão divididas com os estados do nordeste, portanto são 37 milhões das quais a Bahia terá 27%, em torno disso. Em reunião com o ministro Pazuello, ficou acertado que a União irá incorporar essas vacinas ao Plano Nacional de Imunização e que irá ressarcir os estados dessas despesas”, afirmou Fábio Vilas-Boas.

    “O que fica então de vantagem pro estado em estar comprando as 37 milhões: primeiro, são 37 milhões de doses que não estavam previstas antes. Foi uma conquista do governo, do governador Rui Costa, injetar 37 milhões de doses no BNI. E segundo, essas vacinas irão chegar para os estados adquirentes antes dos demais estados do Brasil. É como se nós tivéssemos antecipado o quantitativo global de vacinas que seria aplicado durante um ano, um ano e meio. A gente puxou pra cá e antecipou essa quantidade de vacinas. Portanto, o nosso povo, o povo do nordeste, vai receber as vacinas mais acelerada que os demais estados. As vacinas virão para a população do nordeste, dos estados que viabilizaram essa aquisição, e não para os demais estados do Brasil”, afirmou.