Eleições 2024: Ceuci Nunes é apontada como favorita para ser vice de Geraldo Jr na disputa em Salvador

Ceuci tem tudo para desbancar outros nomes do partido e conquistar o posto | Bnews - Divulgação Reprodução / Youtube / BNews

A médica infectologista Ceuci Nunes é a favorita para ser vice da chapa encabeçada por Geraldo Jr (MDB) na disputa pela Prefeitura de Salvador. Ceuci é filiada ao PT e concorreu a uma vaga de deputada estadual em 2022.

Uma fonte revelou com exclusividade ao BNews, nesta quinta-feira (23), que a médica desponta dentro do PT como a preferida do partido para o posto, embora outros nomes ainda estejam sendo avaliados, porém, por hora, sem oferecerem riscos à médica.

Ceuci Nunes foi diretora do Instituto Couto Maia – ICOM, hospital referência em infectologia no estado, possui bastante reconhecimento na área médica e se destacou no período da pandemia de Covid-19.

Ceuci, que também é muito ligada ao deputador federal Jorge Solla (PT), se abrigou no ninho petista para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em 2022. No pleito ela obteve 36.992 votos e não conseguiu se eleger.

Atualmente ela é presidente da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos – Bahiafarma, instituição vinculada à Secretaria da Saúde da Bahia (SESAB), voltada para a realização de pesquisa científica, produção e comercialização de medicamentos, alimentos e seus derivados, cosméticos, equipamentos, insumos e produtos para a saúde, e o fornecimento e a distribuição de medicamentos essenciais e outros produtos.

O entorno da petista, também ouvido pelo BNews, afirmou que ainda não houve um convite formal do PT a Ceuci.

Geraldo Jr

O campo da esquerda, liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelos ex-governadores Jaques Wagner e Rui Costa escolheu Geraldo Jr (MDB), atual vice-governador do estado, como pré-candidato do grupo. Geraldo era aliado de primeira hora do ex-prefeito ACM Neto, mas nas eleições de 2022 rompeu com o grupo carlista e decidiu compor a chapa de Jerônimo.

Geraldo, que antes de ser vice-governador, foi vereador da capital baiana por três mandados e presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, integrando a base de ACM Neto, embora seja considerado um político com perfil de centro-direita, conseguiu unificar a base aliada de Jerônimo, após muitos descontentamentos de políticos historicamente aliados ao PT e que queriam disputar a prefeitura. Ele deve ser apoiado por legendas como PSD, Avante, Podemos, PSB, PV e PC do B.

Lançamento da pré-candidatura

Na última sexta-feira (17), Geraldo Jr. revelou com exclusividade ao BNews que sua pré-candidatura será lançada no dia 06 de junho.

“No dia 6 [de junho] vai ser o lançamento da nossa pré-candidatura com a participação dos partidos que fazem parte da base aliada do governador Jerônimo Rodrigues, com a presença do governador, dos senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e prefeitas, vereadores, aqueles que militam nas lideranças dos movimentos sociais aqui na cidade. Mais detalhes só na próxima semana”, revelou.

A expectativa de que o nome do vice ou da vice de Geraldo Jr seja anunciado no dia 6.