Mais de dois meses após registro, primeiro lote de vacinas da Pfizer chega nesta quinta ao Brasil

O primeiro lote de vacinas da Pfizer/BiONTech tem previsão de chegar às 19h desta quinta-feira (29) ao Brasil. O envio das doses acontece mais de dois meses após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceder o seu registro definitivo no país.

O contrato do governo federal prevê um total de 100 milhões doses do imunizante, mas apenas 1% dessa quantidade será recebida nesta quinta. A remessa de 1 milhão de doses será distribuída entre esta sexta-feira (30) e sábado (1º) de forma proporcional e igualitária entre as 27 capitais do país.

Em setembro do ano passado, o governo ignorou a oferta de 70 milhões de doses da vacina, que seriam enviadas a partir do final do ano passado ao Brasil. Em dezembro, a compra foi novamente descartada com a justificativa da dificuldade de armazenamento em baixas temperaturas.

No dia 23 de fevereiro deste ano, a vacina da Pfizer/BioNTech foi a primeira a receber a autorização do registro definitivo no Brasil. O imunizante da Oxford/AstraZeneca também já foi registrado no país.

Fonte: Metropole