Bahia tem estrutura para armazenar vacina da Pfizer no interior, garante secretário

Reprodução: Metropole

Dos 100 ultrafreezers adquiridos pelo governo da Bahia em dezembro do ano passado, 30 já foram instalados em nove cidades-polo do interior. Segundo o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, a estrutura vai possibilitar que futuros lotes da vacina da Pfizer sejam distribuídos para outras cidades, além das capitais. A primeira remessa, que chega nesta segunda (3), ficará em Salvador.

“O primeiro lote de apenas 1 milhão de doses será distribuído para as capitais para testar a cadeia de frio. Nos próximos lotes todo o interior do estado será contemplado”, postou o secretário em suas redes sociais.

Os equipamentos foram instalados nos municípios de Feira de Santana (5 unidades), Juazeiro (3), Jacobina (2), Ilhéus (4), Teixeira de Freitas (2), Barreiras (3), Alagoinhas (1), Vitória da Conquista (5) e na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (5), em Simões Filho, que atende toda a Região Metropolitana de Salvador. O imunizante precisa ser armazenado em temperaturas de até -70°C.