Ministério da Saúde recomenda apenas Pfizer em grávidas; Salvador acata medida

Metro 1

O Ministério da Saúde recomendou que apenas grávidas e puérperas (mães de recém-nascidos) com comorbidades sigam sendo vacinadas contra o coronavírus. Além disso, a orientação é de que apenas o imunizante da Pfizer seja utilizado no grupo prioritário. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou, nesta terça-feira (11), que já está seguindo a nova determinação.

Segundo a assessoria da SMS, a suspensão parcial da imunização de gestantes e puérperas acontece enquanto a pasta federal investiga as possíveis reações adversas da aplicação das vacinas da Oxford/AstraZeneca. Há também investigações sobre as possíveis contra indicações da CoronaVac nas gestantes. Os estudos e testes das vacinas contra a covid-19 ainda não foram realizados com as grávidas.

Na noite desta segunda-feira (10), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), indicou a suspensão da vacina da Oxford/AstraZeneca nas gestantes, após a confirmação de um caso de morte de uma grávida, por trombose, após receber o imunizante no Rio de Janeiro. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) acatou imediatamente a recomendação.