Família procura por homem que desapareceu após sair para buscar trator em fazenda da zona rural de Candeias

Informações e Foto: G1 Bahia

Um homem de 58 anos, identificado como Bartolemeu Ribeiro dos Santos, está desaparecido desde a última sexta-feira (21), após sair para buscar um trator em uma fazenda da zona rural de Candeias, Região Metropolitana de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, o caso está sendo investigado como desaparecimento.

De acordo com Valnei Conceição dos Santos, filho de Bartolomeu, o pai trabalha no setor de máquinas agrícolas. Bartolomeu, que mora em Simões Filho, foi com um veículo até a fazenda para buscar o trator que estava com o funcionário. Depois de sair de casa, o último contato que ele fez com a família foi por volta das 10h, no dia do desaparecimento.

“A gente ficou preocupado em casa. Minha mãe tentou ligar várias vezes e não conseguiu. Achamos que fosse a área, por ser zona rural. Mas quando deu o horário dele chegar em casa, ele não chegou, suspeitamos que aconteceu alguma coisa, e começamos a procurar ele”, conta.

Segundo Valnei, o funcionário, que não teve a identidade divulgada, informou para a família que Bartolomeu tinha levado o trator para a cidade de Cruz das Almas, no recôncavo baiano. Entretanto, o veículo foi localizado na tarde de sábado (22), próximo a fazenda em que Bartolomeu estava antes de desaparecer.

A família registrou Boletim de Ocorrência, na manhã de sábado. De acordo com a Polícia Civil, o desaparecimento é investigado pela 20ª Delegacia Territorial de Candeias. Ainda segundo a polícia, até o momento, o caso é apurado como desaparecimento.

Ainda segundo o filho, testemunhas relataram que, além do funcionário, havia outro homem na fazenda. A família de Bartolomeu não sabe quem é o homem informado pelas testemunhas e, segundo Valnei, ele também não foi mais visto na região.

“Meu pai é bom, de coração bom, não tem maldade. Como a localidade é de difícil acesso, provavelmente, meu pai deu uma carona pra esse cara. A gente imagina que essa pessoa saiu da fazenda com meu pai e com o carro dele”, relata.

Valnei conta que o funcionário foi ouvido na delegacia de Candeias, no sábado, por ter sido a última pessoa vista com Bartolomeu, mas foi liberado em seguida. Outras testemunhas também foram ouvidas no sábado e nesta segunda-feira (24), para apurar o caso. Até o momento, o carro usado por Bartolomeu ainda não foi localizado.