Salvador desativa 120 leitos de UTI Covid

Com a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid em 43%, Salvador desativou 120 leitos exclusivos para tratamento do coronavírus, conforme apurado pelo BNews, nesta quarta-feira (28). De acordo com o Portal da Transparência, a capital baiana tem 649 leitos, com a desativação dos 120 leitos geridos pela prefeitura, a cidade fica com 529.

Gestores públicos, em conversa com o site, revelaram que o bom cenário epidemiológico em Salvador e a queda constante nas taxas, levaram a desativação.  Para além disso, o problema orçamentário também pesou para a decisão de desmobilizar.  A média de custo com os leitos nos hospitais de campanha é de R$ 3 a 5 milhões por mês.

Em entrevista recente à imprensa, o secretário de Saúde do município, Léo Prates, afirmou que a pandemia está controlada em Salvador. Ainda segundo informações do BNews, o prefeito Bruno Reis garantiu que, caso ocorra aumento de casos, haverá reativação.

Segundo o último boletim Covid disponibilizado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) , até esta terça (28), a capital baiana contabilizou, mais oito mortes decorrentes da Covid-19 e 192 novos casos da doença em 24 horas. A cidade acumula 231.982 casos da doença desde o início da pandemia e 7.677 óbitos, com 290 casos ativos atualmente.