Conversas Compartilhadas – A pandemia e as reflexões sobre as múltiplas perdas

Um bate-papo aberto sobre múltiplos aspectos da vida contemporânea. Temas como diversidade, tolerância, rede de apoio, inseguranças, saúde mental, o universo feminino, questões existenciais, luto, depressão, relacionamentos, angústia, medo e arte são abordados de forma descontraída, mas também reflexiva, com provocações para a construção de diálogos possíveis entre os diversos grupos.

O projeto é idealizado pela Psicóloga Isabella Barreto, com curadoria do Palacete das Artes, através do Programa “Museus, territórios de promoção da saúde e transformação social”.

Ainda há espaço para muitas experiências nos museus, pois estes são territórios de potência criativa, que narram histórias diversas, capazes de pensar e responder sobre questões que acompanham a sociedade, de maneira mais inclusiva, formando os seus acervos e memórias.

Nesse sentido, o projeto “Conversas Compartilhadas” promove a interação do público com temas diversos, que revelam a importância e aspectos políticos e ativistas do espaço do museu enquanto ferramenta de acessibilidade às informações, que favorecem reflexões e mudanças de atitudes na sociedade para transformar o contexto.

Assim, experienciar os museus, a partir de atividades como o “Conversas Compartilhadas”, significa experimentar, sentir; perceber as emoções; dialogar com as diversas perspectivas; respeitar as diferenças; suportar o conflito; transformar o meio social. E dar testemunhos, relatar experiências, compartilhar histórias, é a proposta do projeto para contribuir ativamente para as mudanças e se beneficiar das mesmas, promovendo saúde.

O projeto ocorrerá mensalmente, nas dependências do museu, mediante inscrição prévia.  Serão 25 vagas por edição.

Além do bate-papo, atividades culturais que dialogam com o tema farão parte da programação. Assim, música, literatura, artes plásticas, dança irão permear todo o contexto do projeto, num formato bem descontraído.

Dúvidas: [email protected]

Realização: Isabela Barreto

Apoio institucional: Palacete das Artes (IPAC/SECULTBA)

Rua da Graça, 284 – Salvador – BA

Data de realização do encontro: 30 de outubro, às 10h