PF apreende 10 aviões utilizados para o tráfico internacional de drogas

Dez aeronaves de um grupo ligado a uma facção criminosa foram apreendidas pela Polícia Federal  quinta-feira (2). Os aviões eram utilizados para o tráfico internacional de drogas. Denominada ‘Manifest’, a operação cumpriu 15 mandados de prisão preventiva e 30 de buscas em sete estados brasileiros, além de Brasília.

Segundo a PF, as aeronaves faziam a rota Bolívia-Paraguai-Brasil. Também foram executadas ordens judiciais para bloqueio de imóveis, outros veículos e contas bancárias.

Ainda de acordo com a PF, as investigações começaram a partir de um acidente aéreo ocorrido no município gaúcho de Muitos Capões, em dezembro de 2020. Na ocasião, a aeronave utilizada para transportar a droga sofreu avarias no momento do pouso, mas permaneceu escondido, em meio à plantação, por cerca de uma semana.

Informações publicadas pelo Diário do Nordeste afirmam que a organização criminosa é formada por empresários do setor de aviação agrícola, advogados, pilotos e indivíduos ligados à facção de atuação nacional.

Os mandados foram cumpridos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Roraima.