Vulcão Anak Krakatoa entra em erupção na Indonésia

    Um dos remanescentes do vulcão Krakatoa entrou em erupção na Indonésia neste domingo(24), lançando uma nuvem de cinzas vulcânicas a mais de 3.000 metros no céu. De acordo com informações do G1, o Anak Krakatoa – que significa “filho de Krakatoa” – expeliu cinzas vulcânicas sobre o estreito que separa as ilhas de Java e Sumatra, levando as autoridades a pedir aos moradores que usem máscaras Este vulcão tem estado ativo desde que emergiu do mar no início do século passado, na caldeira formada após a erupção do Krakatoa em 1883, um dos maiores desastres da história do país, que deixou mais de 35 mil mortos.

    “Continuamos a registrar erupções contínuas com nuvens espessas (de cinzas) subindo entre 500 e 3.000 metros do cume”, disse Deny Mardiono, da Agência Geológica da Indonésia. O Anak Krakatoa entrou em erupção pelo menos 21 vezes nas últimas semanas, mas a erupção deste domingo é a maior As autoridades ordenaram que as pessoas não se aproximem da zona de exclusão de dois quilômetros ao redor do vulcão, classificando como grau 2 no sistema de alerta vulcânico de quatro níveis da Indonésia.

    A Indonésia tem cerca de 130 vulcões ativos. Este arquipélago de mais de 17.000 ilhas está localizado no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico.

     

     

     

    Bnews