Olodum comemora 43 anos com pocket show na Varanda

Programação especial marca acontece na segunda(25), a partir das 18h

O Olodum tem o que celebrar. Depois da Varanda Cultural com uma apresentação especial das percussionistas no Dia Internacional da Mulher, a varanda cultural irá celebrar o aniversário do Olodum. Nesta *segunda-feira, dia 25, a partir das 18 horas, na *Escola do Olodum, o bloco comemora seus 43 anos. Para celebrar Os Tambores, A batida do Coração – Os Caminhos da Eternidade 50 percussionistas se apresentam com os cantores e convidados.

História – O grupo surgiu de uma brincadeira carnavalesca em 25 de abril de 1979 entre os amigos Carlos Alberto Conceição, Geraldo Miranda, José Luiz Souza Máximo, José Carlos Conceição, Antônio Jorge Souza Almeida, Edson Santos da Cruz e Francisco Carlos Souza Almeida. O que era para ser uma opção de lazer momentânea para os moradores do Maciel-Pelourinho ganhou todo o mundo.
A palavra Olodum é de origem Yorubana, idioma falado pelos Yorubás vindos da Nigéria e do Benin para a Bahia em séculos passados. A palavra completa é Olodumaré – o Deus criador, o Senhor do universo e representa no Candomblé um princípio vital, a Suprema Ordem Fundamental – SOF.

 


O grupo ganhou sonoridades diferentes, transformou a musicalidade africana calcada na percussão e originou novos ritmos, como o Ijexá, Samba, Alujá, Reggae, Forró e se transformou numa expressão viva do samba-reggae, ritmo idealizado por Neguinho do Samba. Daí em diante, o que era apenas um sonho, virou realidade. O Olodum conquistou o mercado musical e se transformou numa das bandas percussivas de maior sucesso no Brasil e até internacionalmente.
Cores – As cores que representam a banda também não foram escolhidas ao acaso. Todas juntas formam a base do Pan-Africanismo, Rastafarianismo e do Movimento Reggae. São as cores internacionais da diáspora africana e constituem uma identidade internacional contra o racismo e a favor dos povos descendentes da África.

O verde, as florestas equatoriais da África. O vermelho, o sangue da raça negra. O amarelo, o ouro da África (maior produtor mundial). O preto, o orgulho da raça negra. O branco, a paz mundial.
Internacional – A banda já percorreu países como França, Estados Unidos, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Suíça, Escócia, Noruega, Dinamarca, Inglaterra, Argentina, Espanha, Eslovênia, Canadá, Japão, Chile, Escócia, Cuba, Angola, Suécia, Senegal, Benin, Portugal, Irlanda, Irlanda do Norte, Turquia, Israel, Finlândia, México, Venezuela, Austrália, Guiana Francesa, Martinica, Coréia, Senegal, Guiana, Ilha da Reunião, Países de Gales, Uruguai, África do Sul e china para completar 40 países.
Já encantou artistas como Michael Jackson, Linton Kesey Johnson, Paul Simon, Julian Marley, Alpha Blondy, Ziggy Marley, The Platters, Gal Costa, Caetano Veloso, Xuxa, Ivete, Cidade Negra, Caetano, Gil, Tim Maia, Jorge Ben, Elba Ramalho, Daniela Mercury e Carlinhos Brown. Conquistou títulos como de Torcida Oficial da Copa do Mundo e os percussionistas já estiveram em duas aberturas de jogos mundiais.
Agenda
Evento: Varanda Cultural – Aniversário do Olodum ou 43 Anos Olodum
Tema: Os Tambores, A Batida do Coração – Os Caminhos da Eternidade
Data: 25/04(segunda-feira)
Local: Escola Olodum
Endereço: R. das Laranjeiras, 30 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-230
*Concentração de 50 percussionistas

Crédito das Fotos : Divulgação Foto do Olodum: Magali Moraes

Assessoria de comunicação: Fernanda Matos

Redes Sociais
Instagram:@Olodum_oficial
Facebook:@olodum.oficial
Twitter:@olodum
YouTube: www.youtube.com/tvolodum

Crédito das Fotos: Equipe de Magali Moraes(olodum)