Folia sustentável: mais de 2 mil catadores serão bonificados pela coleta de recicláveis no Carnaval

Para incluir catadores e ambulantes, e levar ainda mais sustentabilidade para a folia, a Ambev, em parceria com a startup SOLOS, vai movimentar mais de R$800 mil em reciclagem no Carnaval da Bahia. A força-tarefa, realizada entre as empresas, já acontece desde de 2020, e contará com oito centros de reciclagem durante os dias de evento na capital baiana. Nesses locais, os catadores atuantes poderão entregar o material coletado, realizar a pesagem e já receber o pagamento pelos resíduos retirados das ruas de Salvador. Ao todo, dois mil profissionais serão atendidos e beneficiados nos Circuitos Barra-Ondina e Campo Grande.

Toda a estrutura e atuação de logística reversa, isto é, que contempla o fluxo físico de embalagens e outros materiais recicláveis, como latas e garrafas, conta com a parceria de 14 cooperativas da região, além dos catadores autônomos que realizarão a coleta durante o Carnaval. Serão distribuídos kits com EPIs e fardamento para catadores autônomos.

As entregas dos materiais recicláveis coletados poderão ser feitas diariamente, assim como o pagamento de bonificação a cada 30 kg de resíduo coletado. Com a iniciativa, a Ambev e a SOLOS esperam coletar cerca de 130 toneladas de resíduos apenas em Salvador e movimentar cerca de R$ 800 mil em renda aos catadores da cidade. Esses números são impressionantes e revelam como a economia criativa pode impulsionar a economia circular. Fruto do trabalho consistente que temos feito há alguns anos e sempre em conjunto com as cooperativas, temos já visto resultados que transpõem o carnaval e trazem maior profissionalização para o mercado e os catadores”, afirma Saville Alves, sócia fundadora da startup SOLOS.

Pensando em todas as pontas da cadeia envolvida no Carnaval, também serão disponibilizados centros de convivência e de recreação e cuidado para crianças, em parceria com a Prefeitura de Salvador. Catadores cadastrados terão acesso aos espaços, para alimentação, cuidados pessoais, descanso, hidratação e abastecimento.