Cuidado, respeito e folia também são direitos das Pessoas com Deficiência

Alex Neto, 8 anos, é uma criança alegre que gosta de folia e curtiu seu primeiro Carnaval ao lado da tia e outros familiares. Na tarde deste sábado (10), enquanto passeava sorridente pelas ladeiras do Pelourinho, segurava a ventarola da campanha “Respeito é nosso Direito”, que recebeu da equipe do Plantão Integrado dos Direitos Humanos em Festas Populares. Segundo sua mãe, a administradora Alessandra dos Anjos, “ele se divertiu muito, apesar das dificuldades”.

Alex é cadeirante e, em muitos trechos da cidade, os familiares precisam carregá-lo devido a barreiras arquitetônicas. A falta de acessibilidade de Alex se estende à de sua mãe, para quem sair de casa virou um grande desafio. “Toda vez que eu vou sair com ele, preciso preparar meu psicológico para lidar com os olhares e com as dificuldades. Pegar ônibus é difícil, nem mesmo as opções de transporte privado são todas que aceitam corrida, por conta da cadeira”, desabafa Alessandra, revelando que gostaria de sair mais, e o quanto a acessibilidade abre alas para a alegria do pequeno Alex.
O Plantão Integrado de Direitos Humanos tem atuado na promoção da acessibilidade, na sensibilização da sociedade sobre os direitos das Pessoas com Deficiência e na mobilização da rede de proteção para a garantia dos direitos desse segmento. Ainda neste sábado, a equipe acolheu um jovem com síndrome de Down, que havia se perdido e foi encontrado por policiais no Circuito. O jovem foi acolhido e reconduzido aos familiares no bairro de Fazenda Coutos.
Poucas horas antes, saiu na Avenida o tradicional bloco “Me Deixa à Vontade” que, há mais de 20 anos, leva para o circuito carnavalesco o colorido da diversidade e a possibilidade de uma folia mais inclusiva para todas, todos e todes. Esse ano, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, marcou presença no bloco, junto ao Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Felipe Freitas, à equipe da Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência e à equipe do Plantão Integrado.
O Plantão funciona todos os dias de Carnaval, das 9h às 3h, na sede  do Procon (Avenida Carlos Gomes, nº746), e na Rua Alfredo Magalhães, nº 115, na Barra, além das equipes volantes no circuito. O serviço conta com acessibilidade em todas as unidades: piso tátil, intérprete de libras, rampas, entre outros. Ocorrências e denúncias sobre violações de direitos das Pessoas com Deficiência podem ser feitas presencialmente, via Whatsapp, pelo número (71) 998636-8852, via e-mail através do endereço [email protected], além do Disque 100 e do 0800 284 0011 da Ouvidoria Geral do Estado.