Polícia Federal do Rio de Janeiro prende mandantes da morte de Marielle e Anderson durante o último domingo (24)

O deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil – RJ), o conselheiro do TCE (Tribunal de Contas da União) do Rio, Domingos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa, foram presos neste domingo (24)

Vereadora Marielle Franco e motorista Anderson Gomes foram mortos em 14 de março de 2018 Foto: Agência O Globo

Larissa Alves

Após espera de cinco anos, a Polícia Federal do estado do Rio de Janeiro prendeu três suspeitos do mandato da morte da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, além da tentativa da assessora Fernanda Chaves, em março de 2018. Somam-se a esta apuração 12 mandados de busca e apreensão remetidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil – RJ), o conselheiro do TCE (Tribunal de Contas da União) do Rio, Domingos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa, foram presos neste domingo (24).

Para Luis Inácio Lula da Silva, atual presidente da República, o caso deve ser tratado com sobriedade, já que o desfecho do assassinato, anunciado pela Polícia Federal, não é motivo de felicidade.

Durante o programa Baiana Livre desta segunda-feira (25), os comentaristas políticos Cristóvão Rodrigues e Diego Maia expuseram suas opiniões sobre o caso e a fala do governante.

“O queLula está pedindo é uma coisa correta. Tem que tratar esse caso da vereadora Marielle na sua devida conta, no seu devido lugar. O assassinato brutal de Marielle é uma coisa que parecia sem sentido. Ela sempre foi uma vereadora aguerrida. Dizem que ela sempre teve bom relacionamento dentro da Câmara Municipal do Rio de Janeiro”, disse Rodrigues.

Para Diego Maia o simbolismo do acontecimento se estende para além de posições politicas “Um caso emblemático, independente de questões ideológicas, se a pessoa é de direita, de esquerda, ter um homicídio qualificado como esse por questões políticas é uma situação muito delicada. Essa bala é a democracia. Inibe os atores da democracia, inibe a população, inibe os políticos, inibe a todos”.

Maia também pontuou o papel da PF diante ao resultado do caso, ressaltando a importância de prosseguir mantendo sobriedade no comando da investigação “A Polícia Federal precisa manter a sobriedade que o caso merece. Não tem pirotecnia, não tem favorecimento político em cima de um caso como esse. Mas um fato muito importante é que o Brasil, não só o Brasil, acho que até o mundo, esperava a conclusão dessas investigações e o Brasil consegue aí dar uma satisfação à sociedade e principalmente à família”.

Em fala ao portal “Política Livre”, o ministro da justiça , Ricardo Lewandowski, pontuou que a prisão dos Brazão e Barbosa é “uma vitória do estado brasileiro” e um “ponto de virada” ao combate da criminalidade no Rio de Janeiro.

Lewandowski também disse que a captura dos malfeitores pode ser o “fio da meada” que está sendo puxado para a solução de outros crimes e para o desmoronamento de organizações criminosas que atuam e se infiltram no Estado.