Foto: Getty Images

Para os devotos do cristianismo, a Sexta-Feira Santa é assunto sério. A data comemorativa é rotativa, todo ano cai em um número diferente por determinação da Igreja Católica Apostólica Romana, que acerta o dia conforme a primeira lua cheia após o equinócio de primavera, mas o significado sempre é o mesmo: relembrar a crucificação e morte de Jesus Cristo no monte do Calvário.

O dia antecede o domingo de Páscoa e integra a Semana Santa, que presta uma homenagem aos últimos dias de Cristo na Terra e sua ressurreição. Esse dia também é parte do Tríduo Pascal, um conjunto de três dias que antecedem a Páscoa e que são um momento de grande devoção, pois, relembram o sacrifício de Jesus Cristo. Neste ano, será celebrado no dia 29 de março.

Um ato marcante desta celebração é a abstenção do consumo de carne vermelha e de frango pelos fiéis. O significado do jejum é demonstrar respeito ao sangue derramado por Jesus Cristo na cruz do Calvário. Com isso, o consumo de peixe é aumentado, principalmente o bacalhau, devido à influência portuguesa implantada em algumas tradições brasileiras.

Programação em Candeias:

Em Candeias, a programação da Semana Santa continuou nesta segunda-feira (25), com a celebração das Sete Dores de Maria, às 19h, no Santuário Nossa Senhora das Candeias. O momento de oração relembra a devoção à Nossa Senhora das Dores.

Na terça-feira (26), às 19h, aconteceu o Ofício das Trevas e a Santa Missa, no Santuário Nossa Senhora das Candeias.

Já na quarta-feira (27), aconteceu às 18h30, a Procissão de Encontro com as imagens de Nossa Senhora das Dores, carregada pelas mulheres, a saída foi a partir da Rua da Esperança; e de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelos homens, com ponto de partida da Rua Desembargador Teixeira de Freitas, em frente a Escola Municipal Papa Paulo VI. O ponto de encontro ocorreu na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, em frente ao Banco Itaú. Em seguida, os fiéis seguiram em caminhada para o Santuário onde participaram da Santa Missa e di Sermão do Encontro, às 19h30.

Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal inicio-se na quinta-feira (28), com a missa da Ceia do Senhor e do Lava Pés,  às 18h, no Passé, e às 19h30, no Santuário Nossa Senhora das Candeias e nas comunidades Virgem dos Pobres (Malembá), Nossa Senhora de Fátima (Triângulo) e São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II). Pela manhã, aconteceu a missa dos Santos Óleos, às 9h, na Catedral São Thomaz de Cantuária, em Camaçari, celebrada pelo bispo diocesano Dom Dirceu Medeiros.

Já a Sexta-Feira da Paixão, celebrada nesta sexta-feira (29), acontecerá na Gruta dos Milagres, a Via Sacra, momento que relembra a Paixão de Cristo, às 7h. Na parte da tarde, às 15h, haverá a celebração da Paixão e Morte do Senhor no Santuário Nossa Senhora das Candeias, nas comunidades Virgem dos Pobres (Malembá), Nossa Senhora de Fátima (Triângulo) e São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II). Logo após, às 18h, será realizada a procissão do Senhor Morto, com saída da Capela São José, no bairro Areia, e retorna para o Santuário Nossa Senhora das Candeias.

Vigília Pascal

A Vigília Pascal acontece no sábado (30), às 18h, no Passé, e às 19h30, no Santuário Nossa Senhora das Candeias e nas comunidades Virgem dos Pobres (Malembá), São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II) e Nossa Senhora de Fátima (Triângulo).

Domingo de Páscoa

As missas da Ressurreição do Senhor, no Domingo de Páscoa (31), seguirão os horários normais no Santuário Nossa Senhora das Candeias e nas comunidades.