A taxa de homicídio entre jovens de 15 a 29 de Salvador vem chamando a atenção. De acordo com dados  apresentados nesta terça-feira (26), em São Paulo, pelo Instituto Cidades Sustentáveis, a capital baiana tem a pior taxa de homicídios entre todas as capitais brasileiras, com 322,5 mortes a cada 100 mil habitantes. A capital paulista está em segundo lugar.

O tema foi comentado por Cristóvão Rodrigues nesta terça-feira (26), que destacou sua opinião a respeito desta situação. 

A cidade de Salvador, se fizer uma pesquisa hoje, vai estar bem melhor do que no tempo em que essa pesquisa foi feita, quatro anos atrás. Mas ainda vamos enfrentar muitos, muitos problemas, porque Salvador é assim. Ela começou desigual. E para essa desigualdade melhorar, o investimento, meus amigos. Precisam ser muito grandes e não é só colocar dinheiro nesses bairros. É melhorar a situação a partir da base dessas crianças que lá estão”.

Além da pior colocação entre as capitais brasileiras na questão dos homicídios juvenis, Salvador aparece na última posição, quando se considera a população abaixo da linha da pobreza –  11% dos habitantes da cidade baiana – e os números do desemprego. A taxa de desocupação em Salvador é de 16,7%. A menor é a de Campo Grande: 3,4%.

De onde são essas pessoas? E porque esses índices, principalmente, pegam muito forte nas crianças, e que aí está toda a base do estudo? Famílias pobres, geralmente mães solteiras, que têm de dois filhos para cima, algumas com cinco filhos e vinte e dois anos”, analisou Rodrigues.

Para o comentarista, a melhora desta situação deve ser feita mediante investimentos educacionais, a fim de preparar estes cidadãos incluídos no índice da pobreza para o mercado de trabalho.

“O que pode melhorar esses bairros, torná-los mais perto do centro de maior poder aquisitivo? E onde tem trabalho? Melhorar essa situação é muito difícil. E por que é difícil? Porque quem ganha esse dinheiro, quem mantém a casa, não tem condições. Aí eu diria, para ser bem claro, melhorar o sistema escolar primeiro, onde possam conseguir  empregos onde tenham capacidade para se desenvolver melhor”, concluiu Rodrigues.

Baiana Livre é o programa político da Baiana FM e vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13:00 às 14:00hrs. É apresentado por Edilton Luis e conta com os comentários de Cristóvão Rodrigues e Diego Maia.