Candeias: Impasse atrasa votação do projeto de urbanização do município

Momentos de tensão marcaram a audiência pública realizada, nesta terça-feira (14), pela Câmara de Vereadores, com o objetivo de discutir o projeto de urbanização do município. Isto porque, os vereadores ainda não chegaram em um consenso para a votação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Municipal de Candeias (PDDUM). Um dos impasses está em algumas emendas sugeridas pelo vereador da oposição, Dr. Pitágoras (PP), que pede obras de urbanização no distrito de Menino Jesus, que sofre com um grande buraco causado pela água da chuva.

O vereador, que afirma estar sendo boicotado, chegou a se irritar com a possibilidade do projeto ser votado na próxima quinta-feira (16), provocando uma discussão com o presidente da Casa, vereador Gil Soares (PTB). “Eu fui um dos únicos que apresentei algumas emendas, inclusive, algumas emendas foram acatadas pelo Ministério Público. Não existia em nenhum momento no PDDM, a questão dos maiores problemas que nós temos no município, que é no Menino Jesus, aquele grande buracão, e que ninguém se deparou com esse problema. Apresentei essa emenda, mas querem saciar o nosso direito de legislar. A oposição não tem o direito de apresentar emendas e de fazer o seu papel que é fiscalizar e legislar”, criticou o vereador Dr. Pitágoras, em entrevista ao programa Baiana Livre desta terça-feira (14).

Já o vereador Gil Soares, que tenta amenizar o embate, explicou que a sugestão do vereador Dr. Pitágoras já faz parte da ementa do projeto. “Não há divergências, isso faz parte do parlamento. O vereador Pitágoras apresentou algumas emendas ao projeto e a Câmara está analisando o projeto. As ementas do vereador serão encaminhadas para discussões e a votação seguirá o rito normal que o parlamento determina”, explicou o presidente da Casa.

“Estamos acatando as sugestões e emendas para que as partes discutam, analisem o projeto e incluam as sugestões e os pareceres para que possa ser encaminhada para a Mesa Diretora que irá analisar o projeto com suas emendas e modificações para submeter apreciação do plenário”, finalizou.