Autoridades participam do desfile de Dois de Julho

Foto: Carol Garcia/GOVBA

As comemorações pelos 194 anos de Independência da Bahia se estenderam na tarde deste domingo (2). O governador Rui Costa participou de todos os atos do 2 de Julho em Salvador. Pela manhã, ele marcou presença no Largo da Lapinha, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia, de Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), e seguiu no cortejo pelas ruas do Centro Histórico.
O primeiro ato da tarde foi no 2º Distrito Naval, no bairro do Comércio, de onde Rui acompanhou o hasteamento das bandeiras do Brasil e Bahia no Forte São Marcelo e a queima de fogos, como parte das homenagens aos heróis da Independência. Na ocasião, o governador destacou a participação popular nos festejos.
“Os ideais do 2 de Julho permanecem hoje: de liberdade, independência e crescimento que gere emprego e renda para o nosso povo. Eu acho que o 2 de Julho nunca esteve tão atual. Por isso essa multidão está aqui nas ruas. Viva a Bahia! Viva o 2 de Julho!”, afirmou Rui.
Do Comércio, o governador seguiu para o Campo Grande, onde aguardou a chegada dos carros com as imagens dos caboclos, acompanhados por diversas fanfarras, filarmônicas e outras manifestações culturais. No local, foi realizada a execução dos hinos nacional e da Bahia, além do acendimento da pira com a tocha, que percorreu diversas cidades do Recôncavo Baiano.
O prefeito ACM Neto também participou do dia em homenagem às comemorações pela Independência do Brasil na Bahia. Acompanhado do vice Bruno Reis, o prefeito, que participou do desfile cívico pela manhã, acompanhou o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador, colocação de coroas de flores no monumento ao Dois de Julho e acendimento da Pira do Fogo Simbólico.
Ele exaltou a importância histórica da data e a emoção de participar do evento mais uma vez como prefeito da primeira capital do Brasil. “Sinto um orgulho danado. Afinal, não devemos nunca esquecer o papel fundamental que os heróis baianos tiveram para assegurar a independência e liberdade do povo brasileiro”, salientou.