Lula reforça a cobrança de países europeus para a Amazônia

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que irá cobrar ajuda financeira de países do continente europeu na cúpula do clima nos Emirados Árabes. A declaração foi feita nesta segunda-feira (14) durante o programa ao vivo “Conversa com o Presidente”. Lula também afirmou que os países ricos têm dívida com humanidade por serem os que mais poluem.

“Todo mundo fala da Amazônia, todo mundo dá palpite, mas é a primeira vez que a Amazônia fala para o mundo, é a primeira vez que o povo amazônida fala para o mundo”, disse Lula. Durante o programa, o presidente afirmou que a Cúpula da Amazônia serviu de preparatório para a pauta que reivindica atuação desses países na COP 28.

De acordo com Lula, a Cúpula da Amazônia proporcionou cenário para que a Europa seja cobrada. “Os países ricos tiveram sua introdução na revolução industrial, bem antes do Brasil, então são responsáveis pela poluição muito antes de nós. Eles conseguiram derrubar todas as suas florestas e agora eles têm que contribuir financeiramente para que outros países possam se desenvolver”, destacou.

A Cúpula da Amazônia ocorreu na última semana entre a terça-feira (8) e a quarta (9) em Belém, capital do Pará. O evento reuniu presidentes e representantes de oito países. No evento foi assinado a “Declaração de Belém” e sinalizou compromissos voltados para a pauta.