Candeias: Prefeitura reforça medidas de prevenção contra a dengue

 

Novembro é o Mês Nacional de Combate às Arboviroses e, no município, a Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde – SESAU, reforça as medidas de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti com ações itinerantes nos bairros da sede e distritos

A semana de mobilização contra o mosquito, vetor de transmissão de doenças como dengue, chikungunya e zika, iniciará a partir da próxima segunda-feira (20), com a realização de ações alusivas a temática, visando fortalecer a redução e/ou eliminação de criadouros e as condições favoráveis ao desenvolvimento do vetor no município.

A ação incluirá também o “Dia D”, no dia 24/11, com uma força tarefa atuando em diversos pontos da cidade, com mobilização nas Escolas Municipais, imóveis abandonados, canteiro de obras, ferros velhos, borracharias, cemitérios e aplicações perifocal nos PE (Pontos Estratégicos).  Haverá ainda a realização de palestras educativas, caminhadas, alerta nas empresas no entorno do município e ações integrada nas Unidades Básicas.

A Secretaria de Saúde pede o apoio e colaboração da população nos cuidados básicos para reduzir a infestação de mosquito, evitando acúmulo de lixo, entulhos, eliminando depósitos que acumulam água, cobrindo tudo que possa se tornar criadouros.

Cuidar das plantas, pneus, garrafas plásticas, piscina sem uso e sem manutenção, calhas e até mesmo em recipientes pequenos como tampas de garrafas, ensina o coordenador de Endemias, Ronnie Von. “É importante que a população esteja atenta e colabore para evitar a proliferação do mosquito, são ações simples que com certeza salvam vidas”, ressalta.

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta > 38°C; dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; Mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo.

Lembrando de, em qualquer sintoma, a pessoa procurar as unidades de saúde e entrar em contato com a VIEP através do telefone (71) 3605-1111.