Bahia vai ganhar oito novos Institutos Federais

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (12) a construção de 100 novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em todo território nacional. A Bahia será o estado do Nordeste mais favorecido, com oito novas unidades.

O anúncio foi feito em Brasília, pelo Presidente Lula, durante um evento do Governo Federal, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Os novos campi no estado serão estabelecidos em Santo Estevão, Ribeira do Pombal, Itabuna, Macaúbas, Poções, Salvador, Ruy Barbosa e Remanso. Ao todo, os novos institutos contribuirão com a abertura de aproximadamente 140 mil vagas no Brasil, principalmente em cursos técnicos.

Investimento

A estimativa é que R$ 200 milhões sejam investidos nas obras. Cada unidade irá oferecer 1400 vagas, fortalecendo a educação profissional, promovendo o desenvolvimento regional e aumentando oportunidades de formação para jovens e adultos em áreas estratégicas para o mercado de trabalho.

Atualmente, o Brasil possui 682 unidades de Institutos Federais (IFs), com mais de 1,5 milhão de matrículas. Com os 100 novos campi, a Rede Federal terá um total de 782 unidades, dos quais 702 serão campi de IFs.